O lado tonto da educação ideal (?)

O ruim de se ter uma educação - na escola, na "mídia", blá, blá, blá - que incentiva a ser uma pessoa "crítica" é que você passa a fazer avaliações e a racionalizar as coisas idiotas e sem importância: novelas, personalidades/celebridades, pauta dos programas de TV, etc.

Eu não consigo assistir a Viver a Vida sem:
- analisar as roupas das personagens da Bárbara Paz e da Camila Morgado - hoje, porexemplo, elas vestiram microvestidos; pensar em como a Bárbara Paz é esquisita; pensar em como o papel da Camila Morgado é medíocre para o talento dela;
- pensar nos absurdos do enredo;
- pensar na idiotice que são os nomes de algumas personagens - "Paixão", por exemplo;
- pensar em como os diálogos são clichê.
- pensar que todas as novelas desse autor seguem o mesmo esquema: Rio de Janeiro / classe média meio medíocre / bossa nova / temas sérios melodramatizados.

Hoje, porque eu estava/estou meio doente, passei o dia acamada, vendo TV. Assisti a uns 4 seriados, a 2 novelas, a 2 filmes e a 1 programa de TV.

-No GNT, vi o Superbonitas. Pelo site do programa, fiquei sabendo que o Alexandre Borges é quem será o apresentador nesta semana. O tema de hoje era a cor vermelha. Pois bem, apareceu o ator discutindo sobre roupa vermelha com a Cláudia Ohana. Em dado momento, eles fizeram comentários a respeito de uma calcinha vermelha da atriz! Avaliação: o que uma pessoa não tem que fazer para ganhar dinheiro.

- Durante os intervalos do GNT, aparece uma vinheta do canal, em que, sabe-se-la-por-quê, aparece de relance uma mulher seminua... Avalição: Pra quê? Isso significa o que em relação à filosofia do canal?

- Aí, mais tarde, vendo Dalva e Herivelto, a nova minissérie da Globo, eu penso: como a Dalva de Oliveira era corna/ coitada. Mesmo tendo sido abandonada há ANOS pelo Herivelto, ainda chamava por ele no leito de morte, sendo que ele não queria vê-la. Ah, sim: a avaliação sobre o Herivelto é de que ele foi um grande fdp. Aí, eu começo começa-se a pensar: a vida é muito complicada e comprida. / Deve-se deixar o passado para trás mesmo (mas é tão difícil!) / É difícil julgar as pessoas: a Dalva era, com todo respeito, uma ignorante; é até natural que ela ficasse presa à imagem do primeiro homem da vida dela, etc, etc.

- Se hoje se fazem minisséries a respeito de ídolos populares do passado, o que veremos num futuro ainda longínquo? A história da Carla Perez?

- De tarde - meio fora de sequencia temporal este post, eu sei -, vi O Preço da Coragem. Um filme excelente... Não tenho mais criatividade nem vontade de formular uma tese melhor sobre ele. A única coisa que eu quero dizer é que a interpretação da Angelina Jolie está muito boa nesse filme, bem melhor do que em A Troca... Se ela merecia um Oscar, era por O Preço da Coragem. Tese 2: VTNC os Bin Laden e simpatizantes de terroristas da vida! Malditos! Atrapalharam a vida de todo na última década. Ninguém ganha NADA com isso. Só esses viadinhos fundamentalistas que ganham uma coisa bem almofadinha mesmo: prestígio entre gente ignorante como eles. #prefiro-não-saber-nada-para-não-ficar-irritada.

- Depois, vi e gravei As Bruxas de Eastwick. Esse filme, que também é muito bem feito, é lenda para mim, porque eu o tinha gravado quando era criança. Nem lembrava que tinha efeitos especiais na história - apesar do título, hehehe. Enfim, esses filmes da infância, eu gosto de ver/gravar do jeito que eu assisti na primeira vez: dublados, no áudio original (da dublagem ;) ).
*Eu comprei, por exemplo, o box de De Volta para o Futuro e, como tudo que é passado para DVD, não vem aquela dublagem clássica de Sessão da Tarde. Assim, quando passar em algum canal furreca da vida (Band, Globo, TNT), eu ainda pretendo gravar a versão com a dublagem original! ;) Aquela que tem o McFly xingando enfaticamente os assassinos do Doutor de "desgraçados!" \o/.

Sério, ter blog e Twitter faz com que se tenha vontade de comentar sobre TUDO, a QUALQUER momento. Ontem, vi não sei onde que o excesso de informações (da TV, da internet) pode estar fazendo com que o cérebro humano fique sobrecarregado de dados. Independentemente de confirmação científica, eu estou assim: estressada por causa de coisas banais. Tenho parar com isso porque simplesmente não vale a pena.

Minha vida fica melhor quando não assisto muito à TV, nem acesso a portais na internet - os quais têm muita poluição visual e "informacional". #blé

---
Bom Ano Novo!...
(Se bem que eu ando pensando, sobre mudança de anos, como disse o Maldito nesse post aqui.)

9 comentários:

Maldito disse...

Muito obrigado pela referencia,...me sinto honrado!
Nao acho que o excesso de informação seja nocivo, até porque usamos apenas 10% do nosso cerebro, o que leva a crer que tem muito espaço em nosso "HD",..a questão, é saber filtrar essas informações, e em como lidamos com elas!
Adorei o post!
Bjs!

Cris Medeiros disse...

Percebo que vc é uma mulher que pensa demais, analisa demais. Eu tb sou assim... E às vezes me pergunto se não seria melhor achar Viver a Vida uma obra prima... rsrs... Entende? Não ter que ver nada além... Seria confortável... Mesmo assim eu vejo Viver a Vida... Só pra ver o Miguel com a Luciana... rs... Mas concordo que a trama está ou é medíocre!

Adorei a dica do filme com a Angelinha Jolie, que adoro, vou baixar agora mesmo: O preço da coragem.

Beijocas

O Antagonista disse...

ótimo texto, gostoso de ler. Ótimas observações, também...

Quanto à minissérie que será exibida daqui há 50 anos sobre os ídolos do passado (no caso, o nosso presente), apostaria em algo como Dudu & Bombom, ou então, Ana Maria e seus sete maridos... coisas do tipo!

Valeu!

Mandy disse...

bom, primeira vez aqui, e moça, respira! Tv aliena mesmo, e novelas cansam... Fato.
Sobre oq as pessoas fazem pra ganhar dinheiro, nossa, isso renderia uma coleção de livros com vários volumes somente citando situações toscas.

"Se hoje se fazem minisséries a respeito de ídolos populares do passado, o que veremos num futuro ainda longínquo? A história da Carla Perez? "
A melhor parte do seu post! oq me fez comentar! acredito que junto com a Carla Perez, ha de haver minisseries com a Lacraia, e eventualmente outros Mc's...

Abraço!

Desabafando disse...

kkkkkkk...adorei suas observações sobre tudo que assistiu...eu tb muitas vezes me pego pensando coisas semelhantes.

Ludi disse...

"É que a televisão me deixou burro, muito burro demais..."
Daí a gente explica o que está acontecendo com a maioria da população brasileira... alienação, pura alienação!
Deus me livre ter que ver um dia uma microsérie com a história da Carla Perez kkkkkkkkkkkkkk
Beijão
Ótima semana!

Juliana* disse...

Ai, amiga, ta dificil...nem vou prometer mais que 'em breve voltarei', simplesmente voltarei...to sem internet...
Saudades dos posts!
Mas sempre passo brevemente!

beijinhossss

Dama N. disse...

É, e de repente aquilo que a gente acha que faz bem é uma "melda"...

Aproveitando, venha conhecer o meu blog, Dama na Mesa. Sexo e muito mais... Espero que goste!

Beijos,
Nina

DIVÃ DA MULHER disse...

kkkkk

ter blog e Twitter faz com que se tenha vontade de comentar sobre TUDO, a QUALQUER momento.

Grande verdadeeee...

Passei aqui p conhhecer tá?

Aline Dulce.

 
designed by suckmylolly.com