Demian, Bastardos Inglórios e Pedagogia

Eu estou há meses para terminar de ler Demian, do Hermann Hesse. MESES. No começo, eu achei legal, me empolguei. Mas depois, e ainda agora, virou uma leitura arrastada, cansativa, pesada, só por obrigação.

Não gosto de ler por obrigação. Me sinto uma adolescente que lê Machado de Assis sem realmente compreender, apenas para fazer provas e vestibulares. Eu, aliás, considero contraproducente mandar jovens lerem Dom Casmurro, por exemplo. Certas obras, sem um pouco de maturidade e experiência de vida, não rolam.

Outra coisa de que eu não gosto de fazer é de ler resenhas antes de ler o livro em si. Para não me influenciar. Tanto que, várias vezes, eu li um livro e depois fui pesquisar sobre ele na internet e encontrei resenhas e opiniões quase nada a ver. Então, eu prefiro pegar o livro - que, em geral, chama minha atenção pelo prestígio entre os críticos - e simplesmente ler. DEPOIS eu me inteiro dos juízos a respeito.

Mas, enfim, agora eu vou até o fim com Demian. E vou pesquisar a respeito, sim, antes de terminar, para ver se encontro algum sentido melhor do que o que eu depreendi até agora.

---
Mudando de assunto: assisti a Bastardos Inglórios, último filme do Tarantino. Sinceramente, houve momentos durante a sessão em que eu me senti entediada - porque eu sou do contra :P. Mas depois do filme, eu fiquei muito tempo pensando a respeito do enredo, das cenas. Me deu até vontade de assistir novamente, neste fim de senama... Então, CLARO que é um bom filme. Ser do Tarantino já indica a qualidade.

No entanto, ainda considero os dois Kill Bill o auge do diretor. Roteiro, fotografia e atuações PHODA.

Algumas opiniões sobre Bastardos Inglórios:
- O MAIS interessante do filme é que, em muitas cenas, o idioma falado não é o inglês. Como o pano de fundo é a Segunda Guerra Mundial (para quem não sabe), há várias partes em que se fala alemão e francês, e até italiano. Mesmo a Diane Gruger interpretou em alemão. Eu achei esse recurso do filme bastante interessante.
- A melhor atuação ficou por conta do ator Christoph Waltz, o nazista "Caçador de Judeus", que intrepreta em vários idiomas e tem uma excelente presença em cena.
- A personagem da Diane Kruger não serviu para nada. Acho que só apareceu para mostrar a atriz, que está muito bonita no filme.
- Já tinha visto um filme francês com a atriz Mélanie Laurent, que interpreta a judia da história. Ela aparece loira em Bastardos Inglórios, mas acho que ela fica mais bonita ruiva ou morena. (Este comentário poderia ter a tag "observações ultra-relevantes", hehehe...)
- Através desse filme, eu descobri a música Cat People, do David Bowie. Pagaria dois ingressos por isso.
- As cenas mais engraçadas são: uma, no começo do filme, com o Hitler falando "Nein, nein, nein" e batendo na mesa, de raiva; e outra com o Brad Pitt falando em italiano.

Nota geral do filme: 9,0.

---
E eu tô estudando para os concursos. Pedagogia é interessante, em tese. Apesar das palhaçadas que alguns pesquisadores PRESTIGIADOS escrevem - coisas do tipo "uma escola ideal não pode existir num mundo capitalista, blá, blá, blá...", hahahaha. Mas certos conceitos e métodos são, pelo menos, intelectualmente estimulantes.

---
Beijos.

3 comentários:

Desabafando disse...

Sabe que na minha época escolar eu tb detestava as leituras obrigatórias? Acabava lendo lógico, mas pouco daquilo ficou guardado...faltava motivação e interesse pra ler certos livros...mas em compensação muito pouco tempo depois me tornei uma lunática viciada em livros, não posso entrar em livrarias...gosto de escolher o que eu quero, de deixar o livro piscar e atrair minha atenção sabe...rsrsrs...sempre me dou bem com esses....

e não vi o filme! Vou anotar a dica!

Ludi disse...

Acho essas leituras obrigatórias massantes demais!
Se os professores indicassem livros com assuntos que os jovens gostam, talvez muitos tivesses hábitos de ler!
Não vi esse filme, mas só ouvi coisas boas a respeito!
Beijos e bom fim de semana!

Ludi disse...

Percebi depois que comentei!
Os 2 são tão diefrentes kkkkkkk

 
designed by suckmylolly.com