"Você não é amado porque é bom; você é bom porque é amado"

A frase acima é do filme O Signo da Cidade, que me foi mais ou menos indicado pela Ludimila.

É um filme nacional, mas eu diria que é mais um filme paulistano do que um filme brasileiro. Digo isso porque, além de a história se passar em São Paulo, é um filme com um roteiro muito bem escrito - o que não costuma ser a regra dos filmes brasileiros.

Não é preconceito o fato de eu ter um pé atrás com filme brasileiro. É um conceito mesmo. Já me dei a oportunidade de assistir a muitos filmes tupiniquins. Ou melhor: já dei oportunidade para muitos filmes. Às vezes, tem-se a impressão de que o filme seja bom por causa da sinopse, mas no final, apesar de a idéia ser boa, o resultado deixa a desejar. Exemplo: O Invasor. O roteiro é ágil, interessante, etc, mas parece que tiveram que apressar o dsfecho da estória, estragando o resultado final... O pior foi uma parte em que, durante uma longa cena com uma única câmera, o Paulo Miklos (sim, dos Titãs) olha para a câmera, meio que querendo olhar para o diretor para ver se estava tudo certo...

Outra coisa comum nos filmes brasileiros e de que, particularmente, eu não gosto é a mitificação da pobreza ou de idéias esquerdopatas malucas. Tudo financiado com dinheiro dos nossos impostos, aliás.

Mas, enfim, O Signo da Cidade é aquele tipo de filme em que, quando ocorre um fade-out, você tem até "medo" de que o filme já tenha terminado de tão legal e, principalmente, cativante que é. A Bruna Lombardi tem talento para escrever roteiros... Eu super indico. E não vejo a hora de sair o DVD.

Com certeza, o melhor filme a que eu assisti neste ano. Quem me conhece sabe o quanto eu venho estado apática com as ditas novidades culturais. Tudo tem me parecido a cópia de alguma coisa...

PS: E ver a Eva Vilma falando "filho da puta" não tem preço, hehehe.

2 comentários:

Ludi disse...

Nossa, a Eva falando palavrão no filme é tudo, eu e meus amigos morremos de rir!
Eu particularmente gosto bastante de filmes nacionais, acho que a gente tem coisas bem legais, como 'A Máquina' e 'Nina'. Sinceramente, os melhores filmes nacionais não entram em grande circuito nem os participantes vão divulgar no 'Video Game' da Angélica! Por isso amo meu cineminha de frente pra praia, onde pago 1,50 pra assistir filmes maravilhosos!
Bom que gostou do filme... eu achei fantástico! E sou super suspeita, afinal, amo muito São Paulo! Vontade de estar em vários lugares!!
Fiquei super feliz nas cenas da Liberdade, passou um lugar onde fui ano passado e tirei uma foto!
Beijão

Anônimo disse...

Eu já estava com vontade de assistir esse filme, depois da sua indicação fiquei mais desejosa! ^^

E adorei o último paragrafo, aonde vc fala sobre a Eva Vilma... Hahahahaha... Vale a pena, mesmo! =p

Beijão!

 
designed by suckmylolly.com